Sistemas de tratamento e regeneração de óleos isolantes

Tratamento óleos

Os transformadores são equipamentos de extrema importância numa rede eléctrica e que representam um investimento elevado para os seus proprietários. A interrupção do funcionamento de um transformador pode representar custos significativos e pode provocar a paragem de uma subestação, pelo que deverão ser alvo de monitorização adequada, em particular o seu óleo dieléctrico.
O óleo isolante poderá estar sujeito a condições que irão com o tempo, traduzir‐se numa deterioração de certos parâmetros tais como, o teor de água, a rigidez dieléctrica, a cor, a acidez e o aspecto, gazes. Estes aspectos poderão ter como consequência o comprometimento do isolamento do transformador, e por sua vez originar graves danos.

Os serviços efectuados neste campo, pela Cosmanlux, são os seguintes:


• Tratamento de óleos isolantes (filtragem, desgaseificação e enchimento).
Este processo permitirá reduzir os níveis de teor de água no óleo do transformador, e ao mesmo tempo aumentar a sua rigidez dieléctrica. Actua também ao nível dos gases conteúdos, reduzindo a sua concentração. Actua como medida efectiva de prevenção.

Secagem de partes activas, pelo método Hot‐Oil‐Spray (HOS).


A presença de humidade na parte activa do transformador tem como principal consequência a redução da resistência mecânica do papel e poder originar descargas parciais, pela acumulação de água. A secagem pelo método “hot oil spray”, além de ser um sistema facilmente transportável, permtindo operações “on site”, actua na rápida eliminação do teor de água da parte activa, apresentando bons índices de secagem.

Regeneração de óleos isolantes, através do método de absorção (terra füller).


A regeneração de óleos isolantes é um processo que faz sentido quando os níveis de deterioração do mesmo atingem valores em que a simples purificação deixa de ser eficaz, não permitindo restabelecer as suas condições iniciais. É uma boa alternativa à substituição integral do óleo, em transformadores com idade avançada, permitindo adquirir características idênticas a um óleo novo. Este resultado é possível, através da recirculação de óleo, passando por filtros de terra‐füller (argila natural com propriedades absorventes). Uma das grandes vantagens deste processo, é o facto de poder ser feito “on site”, sem a paragem do transformador, permitindo ao cliente dispor do mesmo, na sua rede eléctrica.

Vantagens da regeneração de óleos em relação à substituição de óleos


• Beneficios ecológicos (reutilização do óleo usado, sem necessidade de gerir possíveis resíduos de óleo).
• Custo da regeneração inferior ao da substituição integral.
• Possibilidade de efectuar a operação sem necessidade de desenergizar o transformador.


Transformador a arder 1

Casos de possível falta de manutenção.

Transformador a arder 2

Casos de possível falta de manutenção.